30 março, 2006

Debaixodagua no ar

O site debaixodagua está no ar, agora com novo servidor e um monte de fotos novas, acessem ai: www.debaixodagua.com.br

Primos de plantão, torcedores do Paysandu e do Cruzeiro e curiosos do futebol em geral podem ver as fotos da final da Copa dos Campeões de 2002, no Castelão (Ceará), onde o Papão ganhou do Cruzeiro de 4 x 3 nos pênaltis, se não me engano. Fotos da final da copa dos campeões 2002

Além dessas, tem também fotos da Indonésia, Timor-Leste, algumas aqui da Austrália (preciso atualizar essa parte...), São João em Pernambuco, Baía de Todos os Santos e muito mais.

Espero que o link esteja funcionando.

22 março, 2006

Ciclone

Desde ontem estamos recebendo mensagens perguntando do furacão aqui na Austrália. Bom, estamos em Armidale, 30 graus de latitude sul no planalto da Nova Inglaterra a 1000m de altitude. O ciclone passou no norte de Queensalnd, mais ou menos 18 graus de latitude sul e na costa. Bom, no Pacífico os furacões são chamados de ciclone, não sei por quê.

Os estragos foram enormes, mas a rapidez com que o governo australiano lidou com a situação foi exemplar. Acho que não houveram vítimas nesse ciclone. Muito diferente com o que aconteceu na Louisiana. Aqui não só o governo, mas empresas e a população em geral se mobilizam para ajudar. A Qantas está disponibilizando aviões para levar água e comida, o exército está fazendo um trabalho grande levando também geradores e água. Voluntários estão indo prestar serviços humanitários nas áreas atingidas e também tem muita doação de dinheiro e utensílios para auxiliar as vítimas.

20 março, 2006

Introspecçoes sobre a anatomia reprodutiva do canguru



Bom, agora que um veterinário (O Bernardo Todeschini, também autor dessa bela foto da indumentária marsupial) confirmou a história da antomia reprodutiva do canguru, podemos também contribuir para a discussão evolutiva do mesmo. Não sei se vou falar besteria aqui, mas a teoria Dawinista (ou neo-Darwinista) diz que as espécies de hoje são o resultado da fixação de caracteres adquiridos através de mutações nas populações.

Como o Bernardo colocou muito bem no comentário que ele fez aqui no blog, é fácil conceber a idéia de que com as 'bolas' para baixo o canguru poderia ter problemas de esterilidade que faríam com que ele não passasse os seus genes a gerações futuras. Então, por acaso, mutações podem ter ocorrido, favorecendo os mutantes que possuíam os 'bagos' voltados para cima. Não sei se essa é uma característica dos cangurus ou se isso aconteceu com outros marsupiais também. Tava conversando com o Bernardo e ele me disse que acha que os outros marsupiais têm os testículos voltados para baixo mesmo.

Uma outra teoria é a de que os testículos dos cangurus já foram originados para cima, o que facilitaria a ação de pular e fez com que eles tivessem um sucesso evolutivo enorme na Austrália. Aqui é necessário percorrer grandes distâncias em busca de água e os cangurus conseguem percorrer grandes distâncias de forma rápida por causa dos pulos.

18 março, 2006

Dia de Sao Patricio e fondue de canguru

Ontem, 17 de março, foi dia de São Patrício. Bom, não sabemos direito a história do santo, mas reza a lenda de que este é um santo irlandês. Dizem que ele foi uma pessoa muito boa. No seu dia os australianos vão pro pub e enchem a cara de cerveja Guiness ou então tomam uma cerveja verde, que nada mais é que uma cerveja normal com corante.

Perguntamos pro Mick, que é filho de irlandeses, sobre o dia de São Patrício. Ele nos disse que isso é uma comemoração australiana e que os irlandeses de verdade enchem a cara todos os dias MENOS no dia de São Patrício, já que todos os pubs ficam lotados.

De qualquer maneira fomos num pub pra ver como é, tomamos uma cerveja Guiness (e um gole de ceveja verde com CORANTE) e depois fomos pra casa inaugurar nossa mais nova aquisição: um aparelho de fondue que compramos para usar nos dias de inverno. Pensamos bastante sobre que tipo de foundue faríamos e resolvemos fazer com carne de canguru. Aqui vale uma explicação técnica sobre a carne de canguru.

A carne é extemamente saudável, possui baixíssimos níveis de gordura e, por isso, não pode ser cozida, frita ou assada durante muito tempo. Dizem também que o canguru possui poderes afrodisíacos, acho que por causa do tamanho do pé. O Bernardo, um veterinário brasileiro que mora aqui em Armidale, nos disse que os testículos do canguru ficam localizados acima do pênis, fato interessante esse, não é? Bom, achamos que tudo isso contaria pontos a favor pra fazer o foundue de caguru: manteríamos a forma (de barril) com uma carne de cozimento rápido.

Outro ponto, talvez com maior importância do que os outros discutidos anteriormente, é que o canguru cai muito bem com vinho tinto e, como era dia de São Patrício, teríamos que tomar uma em homenagem a ele. Como se diz em Salvador, tínhamos que 'comer água'! Viram agora a importância do São Patrício? Aqui vão algumas fotos da ocasião.


No potinho branco tem a carne de canguru.



Uma foto a luz de velas. Sentiram o romantismo da situação?



Essa foto do foguinhho azul ficou legal...



Contextualizando o momento...


Achamos que no inverno esse fondue vai ficar é bom com o aquecimento a lenha da casa. Reservas podem ser feitas por email ou telefone.

12 março, 2006

Festival de Armidale

No sábado fomos pro Show de Armidale. São 3 dias de festa para comemorar a famosa corrida de cavalo aqui de Armidale. A atração da noite de sábado era o "Demolition Derby" que é uma das coisas mais emocionantes que vimos na vida. É uma corrida onde os carros ficam batendo neles mesmos. Quem ganha é o carro que continuar andando no final da corrida! Emocionante mesmo. Ano que vem vamos pegar o carro do argentino pra levar pra corrida.


Esses aqui são os carros antes da corrida.

A preparação dos carros é a seguinte: Os pilotos dos carros vão pra um ferro velho, escolhem um carro (custa uns A$200.00, tipo uns R$350.00), retiram o tanque de combustível e o trocam por uma lata de 5 litros, tiram o radiador e todos os vidros e colocam uma barra de proteção ligando o chão ao teto do carro, para reduzir os riscos pro piloto no caso de uma capotagem.

As regras são as seguintes: o carro que morrer tem 1 minuto pra voltar a funcionar. Se não voltar a funcionar dentro desse tempo o carro não pode mais ganhar a corrida, mas pode continuar batendo nos outros. Além disso, só não vale pisar na língua e nem colocar o dedo no olho do outro.

A corrida começa com o posicionamento dos carros dentro de um círculo. Eles ficam com a frente virada pra fora do círculo e engatam a ré. Daí todos os carros batem no miolo do círculo. Ai as fotos, ó...


Antes da largada...


E os carros largam!

As fotos em movimento não ficaram muito boas, mas mesmo assim aqui vai uma...




Esse carro rosa é o mesmo da foto acima.

Essas fotos aqui debaixo são de depois da corrida...







Além da corrida de carros tem também um monte de coisas: Exposição dos legumes gigantes, comeptiçao de flores e de lã, campeonato de cerveja e de bolo, e por ai vai. Depois colocamos alguma coisa sobre essas outras atividades. O Armidale show acontece todo ano mais ou menos no segundo final de semana de março. Se organizem!

10 março, 2006

Latinos unidos na Plucker's Night

Ontem de noite fomos "prum" Pub, ia ter música ao vivo dos aprendizes e músicos amadores da cidade - um evento que acontece uma vez por mês no Armidale Club e eles chamam de Plucker's. Fomos nós, o Bernardo e a Márcia, a Jeannet e o Michael.

O Show começou pontualmente às 7:30pm com umas meninas tocando contra baixo - estava muito bonito, bem técnico mas meio devagar, aí veio um cara, que tocava na banda de música Cigana, e tocou umas músicas de Bob Dylan... animou mais o pessoal.

Nossa mesa, claro, era a que fazia mais barulho e já estávamos notando certa antipatia por parte dos artistas da noite. Nesse meio tempo... chegou uma moça que a gente tinha conhecido na casa do Benja, a Massiel, ela é Chilena e os pais migraram para cá quando ela tinha 2 anos. Ela toca violão muito bem, tem uma voz linda e muita presença de palco! É bem animadona mesmo! Claro que ela organizou um repertório de música latina, começou logo com La Bamba e por aí foi! Animou a festa de verdade!!! Os latinos (nós!) até fizeram silêncio na platéia, coisa que não teve jeito de acontecer antes!

A nossa animação foi tanta que quando ela terminou a apresentação e o pessoal começou a ir embora, ela sentou na nossa mesa, juntou mais uns 3 amigos e o marido dela e começamos a conversar, ela tocou mais, o Bernardo pegou o violão, comecou a tocar também... e ai já viram, né? Aquela animação típica da raça!

Os autralianos querendo fechar o bar... e chegou mais um casal filho de um dos caras que estavam lá. Os dois bem novos, estudaram violão classico e passaram 1 mês na espanha num curso intensivo de guitarra flamenca. Nem precisa dizer que eles deram um SHOW! Dois violões tocando música espanhola... um negócio lindo de morrer!

Os garçons que restaram pra fechar o bar, passavam carregando as cadeiras e dançando flamenco! Não tinha quem não desse risada!!! Resultado: a gente saiu de lá 11 da noite (madrugada pros eventos aqui na roça!), expulsos, claro, e quase fomos dar a esticadinha na casa da Massiel (a chilena/australiana), mas resolvemos marcar pro Domingo às quatro da tarde pra ter mais tempo!!!

Latino animado quando se junta da nisso!!! :D

02 março, 2006

Os Segredos da Receita Mexicana

Demorou, mas aí está o segredo daquele famoso frango mexicano que preparamos na semana passada: O CHILLI!




Como eu falei na receita antes, cozinha tudo junto (cebola, cenoura, milho e frango) e coloca os chillis soh no final... hmmmm... sobe um cheiro de comida mexicana de verdade! Olha aí o resultado (essas áreas vermelhas mais escuras são os chillis)



A gente come com abacate sim!!! E com queijo coalho cortadinho. Arruma-se tudo na tortilha e fica uma delícia!

Aí estamos Leo, eu e a Dr. Van der Lee, (a Jeannet) prontos para saborear o "delicioso frango mexicano".



Leo e eu começamos nossas aulas de Espanhol na terça feira passada. Combinamos com o Argentino Vagabundo (o Matias), e a Nerina, sua esposa, que teremos aulas toda semana, eles nos ensinam espanhol de verdade (se é que Argentino consegue falar espanhol de verdade...) e nós ensinamos português de verdade pra eles. A primeira aula foi bem interessante e divertida!

Esse final de semana vamos para a costa com os Gaúchos, os Argentinos e os Mexicanos. Estamos na maior animação, uma pena que está chovendo de verdade aqui e lá! Mas, pelo menos lá é mais quentinho... as temperaturas aqui já estão indo ladeira abaixo, ontem, dizem as más línguas, a mínima foi 6ºC!

Haja CHILLI!!!!