21 março, 2007

A Guerra Peninsular

Estou fazendo uma tradução de uns documentos de um soldado inglês que lutou ao lado do Exército Português durante as incursões de Napoleão na Península Ibérica, também conhecida como Guerra Peninsular (1807 - 1814).

Muito interessante a história do sujeito. Até onde eu traduzi o Capitão X (vou ver se posso colocar o nome dele aqui) mostra que foi capitão do exército inglês e, depois, do exército português. O Capitão X alega que estava na relação para receber uma medalaha por participar no campo em cinco campanhas durante a Guerra Peninsula. Até onde ue traduzi ele não conseguiu provar tal fao porque o comandante do quartel que fez a lista abandonou o posto ou morreu, não deixando a tal da lista disponível.

O Capitão X também acompanhou a corte Portuguêsa ao Brasil, ou se juntou pouco depois. No período em que ele viveu no Rio de Janeiro ele alega ter subido até o posto de Major o que, novamente, ele não consegue provar ainda. Num dos documentos ele requere a presença de uma testemunha do alto escalão do exército para comprovar a sua história.

Ele usa esa promoção de major em um pedido para ser posto na reserva do exército, recebendo uma pensão de acordo com a sua patente (ele recebeu sim o direito a uma pensão de Capitão). Não percam os próximos episódios.

Enquanto isso vale a pena ler sobre o que foi a Guerra Península, que resultou na fuga da corte portuguesa para o Brasil. O link da wikipédia é um bom começo.

Um comentário:

Anônimo disse...

leozinho querido,
o q lhe levou a pesquisar a Guerra Peninsular , um episódio q os livros de história nao privilegiam...???
essa tradução tem a ver com o seu trabalho aí ou é puro exercício de curiosidade??
tenho sabido noticias suas por Marconi e pelo papai q morre de alegria com suas cartinhas( continue escrevendo) alias mamae nao para de contar sobre o bilhetinho de manu, "sua neta mais nova"...
E aí voces vao estar aqui também na festa de Dr Sinesio e D Diva??Vai ser muito bom esse encontro, hein?
beijo e abraço pros dois, certo???
tia marcia