14 abril, 2007

A libidinosa Côrte Espanhola

Estou lendo um livro muito interessante, chamado "Foundations of the Portuguese Empire 1415-1580", escrito pelo Bailey W. Diffie e George D. Winius. Uma passagem do livro que achei muito interessante é quando o Diffie descreve a rivalidade entre Espanha e Portugal e as diversas estratégias para apaziguar os ânimos.
Uma dessas estrategemas era, claro, o casamento entre os príncipes de ambos os lados. Em 1455 Juana, irmã de Afonso V de Portugal casou-se com Enrique IV, que governou Castilha entre 1454 e 1474. Vou aqui traduzir exatamente as palavras do Diffie na página 148 pra não perder nenhum detalhe.
"Vivendo em uma côrte que mesmo para os padrões reais daqueles tempos era considerada anormalmente libidinosa, Juana supostamente usou das liberdades que o rei permitiu a si e à sua corte. O resultado dessa libertinagem foi a dúvida que surgiu em relação a paternidade da filha de Juana, que também recebeu o nome de Juana, herdeira do trono de Castilha. Ela foi motivo de chacotas, conhecida como 'Juana la Beltraneja' porque de acordo com as fofocas da época ela era filha de Juan Beltrán de la Cueva ao invés de ser filha de Enrique IV, que concordou em um momento posterior que ele não era o pai da criança."
Um dos resultados dessa dúvida em relação a paternidade de Juana foi uma outra Guerra entre Portugal e Espanha quando Enrique (o corno?) morreu. Como o próprio Diffie ressaltou, esse casamento não foi o primeiro e nem o último entre as famílias reais dos dois países.

Tia Márcia, estou lendo algumas coisas sobre a Guerra Peninsular e dentro em breve coloco um post aqui.

Nenhum comentário: