22 março, 2006

Ciclone

Desde ontem estamos recebendo mensagens perguntando do furacão aqui na Austrália. Bom, estamos em Armidale, 30 graus de latitude sul no planalto da Nova Inglaterra a 1000m de altitude. O ciclone passou no norte de Queensalnd, mais ou menos 18 graus de latitude sul e na costa. Bom, no Pacífico os furacões são chamados de ciclone, não sei por quê.

Os estragos foram enormes, mas a rapidez com que o governo australiano lidou com a situação foi exemplar. Acho que não houveram vítimas nesse ciclone. Muito diferente com o que aconteceu na Louisiana. Aqui não só o governo, mas empresas e a população em geral se mobilizam para ajudar. A Qantas está disponibilizando aviões para levar água e comida, o exército está fazendo um trabalho grande levando também geradores e água. Voluntários estão indo prestar serviços humanitários nas áreas atingidas e também tem muita doação de dinheiro e utensílios para auxiliar as vítimas.

2 comentários:

Marcelo Dutra disse...

Meu caro Leo
O seu post dá a oportunidade de esclarecer para os que não sabem a diferença entre ciclone e furacão:
na verdade, ciclones e furacões têm uma coisa em comum: os ventos rodando dentro de um centro comum.
A diferença entre ciclone e furacão é a intensidade dos ventos que ele provoca.
É considerado ciclone quando os ventos são de até 150 km/h. Acima de 150 km/h, é considerado furacão.
Outra diferença é na origem dos dois fenômenos: um ciclone pode acontecer direto no continente e a temperatura no centro dele é baixa.
Já o furacão só nasce nos oceanos. Na verdade, são as águas quentes dos oceanos que fazem o ciclone se transformar em um furacão porque o vapor da água é como se fosse o combustível do ciclone. Com o vapor, a temperatura no centro aumenta e, com isso, os ventos ficam mais fortes, criando um furacão.
Fica aqui espaço para outras explicações.
Abraços..tio Marcelo

Anônimo disse...

Leo,

Viu a aula do tio Marcelo. Quam mais estava preocupada com os efeitos do furacao, ou ciclone, era sua sogra D.Tereza.
Coisas normais de mae e sogra que gostam dos filhos e genros como se o fossem.

Marconi