20 março, 2006

Introspecçoes sobre a anatomia reprodutiva do canguru



Bom, agora que um veterinário (O Bernardo Todeschini, também autor dessa bela foto da indumentária marsupial) confirmou a história da antomia reprodutiva do canguru, podemos também contribuir para a discussão evolutiva do mesmo. Não sei se vou falar besteria aqui, mas a teoria Dawinista (ou neo-Darwinista) diz que as espécies de hoje são o resultado da fixação de caracteres adquiridos através de mutações nas populações.

Como o Bernardo colocou muito bem no comentário que ele fez aqui no blog, é fácil conceber a idéia de que com as 'bolas' para baixo o canguru poderia ter problemas de esterilidade que faríam com que ele não passasse os seus genes a gerações futuras. Então, por acaso, mutações podem ter ocorrido, favorecendo os mutantes que possuíam os 'bagos' voltados para cima. Não sei se essa é uma característica dos cangurus ou se isso aconteceu com outros marsupiais também. Tava conversando com o Bernardo e ele me disse que acha que os outros marsupiais têm os testículos voltados para baixo mesmo.

Uma outra teoria é a de que os testículos dos cangurus já foram originados para cima, o que facilitaria a ação de pular e fez com que eles tivessem um sucesso evolutivo enorme na Austrália. Aqui é necessário percorrer grandes distâncias em busca de água e os cangurus conseguem percorrer grandes distâncias de forma rápida por causa dos pulos.

3 comentários:

igordutra disse...

Por que o canguru esta com o penis pra fora nessa foto? Ele precisa coloca-lo assim pra fazer xixi? Ele tbem tem o pau em formato de Y como os tubaroes? Procurei aqui no google e achei a foto de um pau de canguru (acho). Olhe a e confirme se é mesmo, se for não é nada em Y.

http://www.tellmewhereonearth.com/images/OOSIK.jpg

PS: quantos ovos o canguru tem? tem mais ou menos que 2? Houve alguma mutação genética?

Anônimo disse...

É impressão ou esse kangaroo tá procurando um buraco no chão pra saciar os instintos?

eras, aí dento macho!

Marcelo Dutra disse...

Esse blog tá virando site de sacanagem erótica? Agora tô começando a entender a famosa posição do canguru perneta. E na minha opinião os bagos não estão em posição superior. Talvez o canguru esteja de cabeça prá baixo!!!!
Abraços....tio Marcelo