17 abril, 2006

Pascoa Ortodoxa

O Domingo de Páscoa amanheceu assim:

Só depois das 10 da manhã o sol apareceu... olhem como está linda a árvore da nossa vizinha da frente:



Fomos convidados para um almoço/jantar de Páscoa na casa da Consuela e do Nelo, nossos amigos Romenos, foi a nossa primeira experiência em uma celebração da Páscoa Ortodoxa. E, nossos pais e avós católicos apostólicos romanos que nos perdoem, mas estamos mudando nossos hábitos a partir do ano que vem, a comemoração Ortodoxa é MUITO mais divertida!!!

No lugar dos ovos de chocolate, eles cozinham os ovos e pintam com anilina, então temos ovos vermelhos, verdes, azuis... cada um pega um ovo, segura na mão e diz assim: "Cristo é a razão", a outra pessoa (que tb está segurando um ovo colorido na mão) responde: "É verdade", e um quebra o ovo do outro... no meio da história todo mundo esquece de falar a frase sobre Cristo e começa a competir e a ver quem é o dono do ovo mais resistente... enfim, ficamos tão entretidos que esquecemos de tirar fotos!

Bom, a festa começou às 2 da tarde, começamos a comer a entrada às 3 - ovos cozidos, cebolinha crua, patês de beringela e grão de bico, presunto cru (de porco), presunto cigano, queijo feta... enfim... um aperitivo bem ao estilo Taboada, que me lebrou demais Vovô Maneco e Dona Geni (a madrinha de meu pai, que era famosa pelos aperitivos que preparava na varanda de sua casa). Levamos pelo menos uma hora e meia saboreando o tira-gosto romeno até que a Consuela nos mandou levantar da mesa e dar uma volta pelo jardim, por que ainda tinha muita comida pra vir...

O segundo prato foi uma típica sopa romena feita com carne de carneiro e temerada com bastante limão.



Estava bem gostosa e para mim e para Leo o jantar já podia terminar ali... mas ainda tinha mais por vir... Carneiro assado, churrasco de peito de frango, purê de batatas, salada russa (que a Dona Lida, mãe do Alexndr fez e levou), salada de tomates... ai... estava tudo uma delícia!!! E a sobremesa????

A Consuela achou pouco ter cozinhado todo o almoço/jantar e ainda fez 3 sobremesas diferentes: tiramissu, uma torta de maçã com caramelo e cerejas romenas e hmmmm.... profiteroles... hmmmm.... somando a isso tinha o pavê que nós levamos e um cheesecake que a Galia levou... Quem precisa de ovos de chocolate???

Saimos de lá às 7:30 da noite, por que, na verdade, ainda tinhamos um jantar na casa do Mick!!!!!!

Cristo é a razão!!!!!

7 comentários:

Anônimo disse...

E Deus é a mãe de Deus cara amiga...

igordutra disse...

Poliqueta estava parecendo um pastor com aquela camisa toda abotoada.

Marcelo Dutra disse...

Muito interessante essa páscoa, mas ainda prefiro meu velho e bom chocolate. Aliás porque não unir o chocolate (divino...) com estas outras iguarias?
Abraços...tio Marcelo

Anônimo disse...

Quando morávamos em Brasília, páscoa ortodoxa era o evento obrigatório do ano. Muita comida, mas muita comida mesmo. E tudo muito bom! (Era páscoa grega, não romena.)

O principal prato era o carneiro. O pai do meu amigo ia escolher o bicho ainda vivo no criadouro. Colocavam o carneiro (já morto e despelado) inteiro por cima da brasa (no chão mesmo) num espeto com manivela. E horas a fio ficávamos esperando o carneiro ficar pronto e tirando lasquinhas.

Rapaz, bom de mais. Infinitamente melhor do que o "bbq" que fui hoje com respeito ao memorial day (homenagens aos mortos na guerra): Hamburguer e cachorro quente...

abração

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anônimo disse...

Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»