14 setembro, 2006

Os Ximenes (de Aragao) agora

Ja que falamos sobre a familia Gurgel, agora vamos falar um pouco sobre a familia Ximenes. Para isso encontrei o primo Ximenes Filho que tem as informacoes da familia no seu site da familia Ximenes de Aragao. No site tambem tem informacoes sobre o livro da familia que ele esta escrevendo e deve ser lancado no final desse ano.

De acordo com o primo Ximenes Filho, a família Ximenes de Aragão teve origem na região de Navarra na Espanha. No Brasil os Ximenes de Aragão estabeleceram-se no estado de Pernambuco, na cidade de Goiana, indo depois para o Ceará.

O primeiro Ximenes que se tem registro eh o Andeca Príncipe Basco, duque de Cantábria, nascido mais ou menos em 672AD e falecendo entre 19 a 26 de julho de 711 na batalha de Guadalete também conhecida como batalha de Chruyssu.

O primeiro Ximenes de Aragao a se estabelecer no Brasil foi João Batista Ximenes de Aragão, representante da família no comércio do açúcar brasileiro no ano de 1630, em Pernambuco.

Os Irmãos Manuel Ximenes de Aragão e Tomé Ximenes Madeira, descendentes da 35ª geração, foram os primeiros a se estabelecerem em Sobral no Ceará. Manuel casou-se na capela de Groaíras, a 16 de outubro de 1777, com Antônia Maria da Páscoa. Tomé chegou de Pernambuco, já casado com Margarida Nunes Barbosa, e passou a residir na Barra do Acaraú, onde exerceu o cargo de capitão mandante para o qual fora nomeado por patente de 22 de janeiro de 1781. O primo Ximenes FIlho escreve sobre a descendência desses dois irmão.

Aparentemente somos da mesma linhagem. O nome de solteira da vovo Diva era Maria Diva Ximenes de Farias e veio a se tornar Maria Diva Ximenes Cabral depois que casou com o vovo Sinesio. Soube que o nome da mae da vovo era Cecilia Celestino de Farias e estou procurando o sobrenome do bivo. Olhando o indice Onomastico do livro do primo Ximenes Filho achei o nome Maria Diva Ximenes e pensei que era da vovo, mas pelas informacoes do primo, nao se trata da mesma. Isso significa que o nome Maria Diva Ximenes eh uma tradicao de familia, olhem ai os trechos do e-mail enviado pelo primo Ximenes, Que orgulho, hein mae?

"Maria Diva Ximenes era filha de: Constança Gorgolina Ximenes Aragão Aguiar faleceu com noventa e cinco anos de idade. Casou-se com o coronel Manuel Florêncio de Aguiar, proprietário e fazendeiro na Ribeira do Acaraú, nascido em 1838 e falecido 18 de janeiro de 1909, filho de Francisco Antônio de Aguiar e Maria Silveira do Ó Coutinho. Casamento realizado a dois de outubro de 1862. O casal mora em Massapê, onde nasceram seus filhos."

Ainda tem uma outra Maria Diva Ximenes:

"Maria Diva casou-se com: Manuel Bernardo Ximenes de Aragão, viúvo de Filomena Fidelis de Paula, filho de Adrião Ximenes de Aragão e Joaquina Quitéria de Carvalho."

37 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante esta historia, mas o que todo mundo quer saber é: alguma delas era "junior"?

:)

Anônimo disse...

boa tarde, tb sou aragão e estou procurando informação da minha arvore, vc pode me ajudar? aragaorene@hotmail.com
Me escreve dai entramos em detalhes e te esplico o que sei
obrigado

Rene Dayan Martins de Aragão.

Unknown disse...

SOU jose carlos torres de aragao e consto no livro do meu tio JARBAS CAVALCANTE DE ARAGAO deSOBRAL,gostaria de trocar mais dados sobre nossa familia e adquirir este livro que esta senddo editado.

jose carlos
jcaragao@gmail.com

Anônimo disse...

Boa tarde,

Meu nome é João Batista Ximenes, nascido onde hoje se chama Varjota-CE. Estou muito interessado nessa obra da família, porque sei que certamente obterei informações importantes sobre minha descendência. Moro hoje em Recife, mas tenho residência em Fortaleza.
Meu endereço eletrônico é: joaoemaria.ximenes@uol.com.br

Anônimo disse...

Sou neto de Manoel Florencio e Constancia.Na verdade minha avó não tinha o sobrenome Aguiar.Tenho a certidão de batismo do meu Pai.Quanto a meu avô era Alferes da Guarda Nacional.Tenho a copia de um documento que está no Arquivo Historico do Ceara com a sua assinatura.O mesmo tinha uma propriedade em Coreau, antiga Palma, e todos os seus filhos nasceram lá. Abraços Joaquim joaguiarr@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa tarde, por favor minha avó fala que a avó e mãe dela eram ximenes vieram em um navio da Espanha, avó dela se chamava Josefá,não tenho muitas informações.Será que vocÊ poderia me ajudar por gentileza ou se vocês sabem de alguma informação por favor entre em contato

Grata,

Lílian

Anônimo disse...

OI SOU ELISA, E ESTOU ORGANIZANDO MEU TRABALHO DA FEIRA CULTURAL ´´ FESTAL´´ E MINHA EQUIPE VAI FALAR DOS TRANSPORTES DE SOBRAL, GOSTARIA SE SABER SE A FAMILIA XIMENES AJUDOU? E O QUE FEZ PARA QUE OS TRANSPORTES FOSSE UTILIZADO EM SOBRAL? E OUTRAS COISAS. POR FAVOR ENVIA PARA MEU EMAIL elisalinda.franca@hotmail.com

alzyrenne disse...

oi meu pai tambem tem ximenes aragao no nome e ele veio de sobral, mais ele não conheceu seu pai, o nome do meu avô paterno é amadeus ximenes aragao, se vcs souberem de alguem que possivelmente seja meu tio ou primo favor me ajudem a encontra-lo.obrigadão.

nany disse...

meu avó era antonio ximenes de aragao,veio do ceará e constituiu familia no acre, meu pai só possui o sobrenome de aragao e eu recebei o mesmo sobrenome.

Unknown disse...

Sou neto de Maria aurora gonçlaves( dona felita), seu nome de souteira e maria aurora ximendes, , sua irma chamada aurora maia e um dos seus irmão se chamava ado ximenes, todos de tapera, trajano de moraes,quero saber mais sobre a minha familia.

Anônimo disse...

Então, Minha Mãe é Raimunda Ximenes Aragão, filha de Raimundo Paulo Ximenes de Aragão, meu avô nsaceu em Ipueiras, cidade próxima a Crateus e Sobral........ gostria m uito de receber mais informações sobre esta família.
Muito obrigada!

Leo Dutra disse...

Oi, sugiro que você entre no link da família Ximenes de Aragão e entre em contato com o nosso primo Ximenes Filho. Ele sim tem muita informação sobre a família Ximenes.
Abraços,
Leo

cicera lopes disse...

EU GOSTARIA DE SABER ALGUMA COISA SOBRE JOVELINA XIMENES ARAGÃO É MINHA BISAVÓ. NÃO FUI CRIADA COM MINHA FAMILIA E AGORA DESEJO ARDENTEMENTE SABER MINHAS ORIGENS ME AJUDE POR FAVOR AH! SEU ESPOSO ERA JOÃO LOPES SANTANA.

Anônimo disse...

Olá sou de São Paulo mas minha mãe moro muitos anos com os Ximenes Aragão em Sobral, na casa da dona Diva e o seu Clovis, ele e irmão do Renato Aragão.
Minha mãe não tem contato com eles a mais de 40 anos mas sempre lebra deles.
Se alguém mora em Sobral e os conhece me mande informãçoes deles agradeço.

Blog disse...

Conheci uma família em São Luis/MA, num passeio, que são de Sobral/CE. Gostaria de saber se vc os conhece? A mãe e o pai não lembro o nome (mas eles tem um filhinho que se chama Zequinha) e o nome da avó é Lilian.

Anônimo disse...

Sou neto de MAria Aurora Ximenes irmâ de Ado Ximenes. Quando pequeno tive o previlégio de conhecer meu tio avô. Minha avó éra de Trajano de Moraes ( Tapera), e veio PAra o Rio de Janeiro. Somos todos descendentes de principe espanhol. Essa história minha avó me contava e o tio Ado ximenes também.

Anônimo disse...

Olá! Chamo-me Thallita, sou filha de Virgínia Lúcia Leite Aragão, neta de Oscar Vasconcelos Aragão, bisneta de Francisco Vasconcelos Aragão (Tio Chico)e minha trisavó era Inácia Teodora da C. Aragão. Estive lendo sobre nossa história e, caso queiram o material que tenho é só entrar em contato pelo Facebook (Thallita Melo). Abraço e não vamos deixar apagar nossas origens.

aracontabil2012@gmail.com disse...

ola, sou Rogerio Araujo Aragao,sou bineto de Gregorio Araujo Aragao,sou de goiania goias sei por informaçao de meus avos que minha familia descende da bahia,e que e tradiçao da minha familia o sobrenome Araujo Aragao e queria ter mais informaçoes a respeito da minha arvore.

Jαmilα Andrαde. disse...

me chamo johnson aragão,sinto que faço parte desta família gostaria de receber u m exemplar. O meu endereço é rua Efrem Gondim n . 82 bairro Serinha fortaleza ceara o dr. raimundo nonato ximenes agradece, por fafor leia os ximenes de aragão exemplar ultimo. obg... Johnson Andrade Aragão. o prímo.

Ivo Queiroz disse...

Procuro um grande AMIGO/IRMÃO chamado Jose de Anchieta Ximenes Aragão. Nós fomos internados na "Casa do menino" em Campina Grande na Paraíba,ele tem uma tia que é freira e chamasse Vicencia (Convento da Jaqueira-PE)e tem um irmão chamado Francisco.Não o vejo há mais de 35 anos. Se por acaso alguem souber do paradeiro desse Ximenes de Aragão me informe por favor.

johnson de andrade disse...

Ola! comentario, O professor teodoro ( deputado ) fez uma homenagem ao Dr. raimundo nonato Ximenes. e sabe-se que é de grande importância para população do grande Bairro Montese, qual o Dr. ximenes reside á 70 anos, o mesmo fez esse mês 90 anos de idade parabens meu prímo. ass: johnson de andrade aragão. fmília ximenes de aragão.

rodrigo disse...

Ola amigo,
muito bacana o post....
o site do livro esta fora do ar. Você sabe como posso fazer para consegui-lo??
Agradeço desde já!!!

rximenesoliveira@gmail.com
Rodrigo Ximenes

Anônimo disse...

Sou Ximenes e minha familia e de sobral

johnson disse...

Oi meu povo, estou de volta. Aqui vai meus cumprimentos a todos os meus parentes e amigos que se comunicaram com migo os Ximenes de Aragão. Um alô ESPECIAL PARA AQUELE QUE NOS CONDUZIU A ESSE ENCONTRO. o VELHO Raimundo Nonato Ximenes autor do livro O Montese de Pirocaia a MONTESE seu telefone é 34910397 aqui em Fortaleza- ceara ele tem O LIVRO hISTÓRICO QUE TODOS DESEJAM TER. ASS: JOHNSON DE ANDRADE ARAGÃO aBRAÇOS.

Anônimo disse...

Bom dia.
Meus caros o livro que citei na mensagem veio de Brasilia e é parecido com o livro dos mágicos
os Ximenes Aragão só se consegue através do dr. Raimundo Nonato Ximenes. Liguem (85) 34910397. johnson

Modelarte disse...

Oi... vc é filha de quem?? Meu bisavô chama-se Amadeu Ximenes Aragão

Modelarte disse...

Oi... vc é filha de quem?? Meu bisavô chama-se Amadeu Ximenes Aragão

Cristiena disse...

Boa noite.Pode achar o cartão de embarque delas em www.familysearch.org

Cristiane Aragão

Cristiena disse...

Boa noite procure em www.familysearch.org

Cris Aragão

Cristiena disse...

É de Sobral?

Cris Aragão

Cristiena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ola Leo
Meu nome eh Mauricio e sou casada com uma descendebte da familia Ximenes Aragao de Sobral e rstamos buscando um ptocesso de identificacao da Rvore genealogica dela. VC teria a informaxao de algum despachante na regiso de Sobral que pudesse fazer este levantamento? segue meu e-mail: mauricio-guimaraes@hotmail.com no caso de voce possuir algum contsto que possa me ajudar. Desde ja ..muito obrigado.

Unknown disse...

ola Leo
Meu nome eh Mauricio e sou casada com uma descendebte da familia Ximenes Aragao de Sobral e rstamos buscando um ptocesso de identificacao da Rvore genealogica dela. VC teria a informaxao de algum despachante na regiso de Sobral que pudesse fazer este levantamento? segue meu e-mail: mauricio-guimaraes@hotmail.com no caso de voce possuir algum contsto que possa me ajudar. Desde ja ..muito obrigado.

Anônimo disse...

Olá, sou Aragão. descendente dos Ximenes de Aragão. sou de fortaleza, mas minha família vem de Crateús e os mais antigos de Ipu. Há informações que gostaria de ter acesso, como registros de Ipu, ipueiras, Sobral. segue email: emanoelaragao@gmail.com

Anônimo disse...

emanoelaragao55@gmail.com*

Durci santos disse...

Olá boa noite ! Meu avô se chamava Leonel Aragão, ele era do Ipú Ceará . Gostaria de saber mais sobre ele ,
se alguém puder me ajudar , desde já agradeço . Durcicsantos@yahoo.com.Brasília

Durci santos disse...

urci santos09/08/2021 08:11
Olá boa noite ! Meu avô se chamava Leonel Aragão, ele era do Ipú Ceará . Gostaria de saber mais sobre ele ,
se alguém puder me ajudar , desde já agradeço . Durcicsantos@yahoo.com.br