28 dezembro, 2006

Histórias de família

Nos últimos dias aconteceram dois fatos bastante interessante em relação à lendas de minha família. Uma prima minha, em certa ocasião, relatou ter estado no meio de uma chuva de 'granito' quando visitava São Paulo a uns 2 ou 3 anos atrás. Não havia acreditado até que uma chuva similar caiu em Armidale no dia 21/12 (vejam o post), causando enormes prejuízos naregião.

A outra lenda tem um aspecto um pouco mais religioso. Certa feita, quando os primos estavam reunidos durante as férias de final de ano na casa da vovó em Fortaleza, resolvemos sair pra tomar cerveja em pleno domingo de tarde, perto do horário da missa. Como era de praxe, algumas das primas (não lembro quanto aos primos) sempre acompanhavam a vovó. Entretanto, a vontade de tomar cerveja em família era tão grande quanto a vontade de ir ter uma conversa com Deus. Como resultado, houve desistência em massa do público feminino; ninguém queria ir à missa. Vovó, sentindo falta da companhia habitual, fez o seguinte comentário:

- Vocês são um bando de hereges!

Uma prima foi rápida na resposta:

- Ahhhh vovó, herege eu não sou não. Eu tomo banho todos os dias!

Ninguém, nem mesmo a vovó, conseguiu se conter e a risada foi geral. No final das contas fomos todos pro boteco.

O Professor José Goes de Araujo publicou um livro chamado "Além do Mar Oceano" (para aqueles que se interessam por histórias da Bahia, vale a pena adquirir), onde ele conta 'causos' curiosos que ocorreram na Bahia entre 1549 e 1849. A última das histórias escrita pelo Professor Goes é baseada numa anedota contada por um antigo professor da Escola de Medicina da Bahia. Nela, o autor descreve os métodos antigos de exame ginecológico usado no início do século XIX quando a falta de higiêne ainda não era considerada como causa de infecções e doenças.

Encontrei o seguinte na página 134:

"-Mas não vai ser possível, doutor Manoel! - retrucou a baronesa C - meu confessor disse que tomar banho todos os dias é imoral. Aceitou enquanto eu estava doente."

A baronesa C estava sofrendo de dores no 'baixo ventre' e o doutor Manoel receitou 'banho de assento'.

Se imoralidade é uma heresia, então minha prima não estava errada e, assim, outra lenda familiar caiu! Em menos de 1 semana...

Um comentário:

Anônimo disse...

Leo,

Vale também contar as estorias da familia do lado dos Medeiros Dutra. De repente podem surgir novos casos para o livro do tio Marcelo, que sofre com a censura severa imposta.

Marconi