27 abril, 2007

Taxi em Camberra

Como disse no post anterior viajei para Camberra na segunda-feira. Não trouxe nenhuma foto porque acabei me esquecendo de levar a máquina. Mas mesmo assim acho que não traria nenhma foto interessante. Passei o dia todo de um lado pro outro da universidade. Sai de Armidale as 6:30 da manhã e cheguei em Camberra as 11:00 direto pra um seminário na Australian National University (ANU).

Quano sai do aerporto fui logo pra fila de taxi onde tinha um 'fiscal' das companhias de táxi organizando a tal da fila. uvi o tal do fiscal perguntando quem ia pra ANU. Duas outras pessoas se juntaram a mim e lá fomos nós pra ANU. No caminho fiquei pesnando como ia ser pra dividir a corrida do taxi, já que cada um ia pra um lugar diferente. Na primeira parada uma surpresa, o sujeito pagou a corrida toda. O taxímetro não foi desligado e o taxista (ou taxeiro) continuou a corrida. A outra pessoa no táxi sabia mais ou menos pra onde ia; eu não tinha a mínima idéia. Então, lá foi o taxista em direção ao próximo destino (com o taxímetro ligado desde o aeroporto). Depois de deixar o segundo passageiro o motorista me disse que a ANU é muito desorganizada e que ninguém nunca sabe onde ficam os prédios de lá. Que é super difícil encontrar qualquer coisa porque normalmente só colocam no endereço o número do prédio.

Sem desligar o taxímetro, lá foi o motorista me deixar no meu destino já com um mapa na mão. Como nenhum dos outros pasageiros reclamou, achei - e ainda acho - que é costume local o taxista fazer uma corrida e ganhar por três. Então aqui vai a dica:

Em fila de taxi na Austrália, espere sempre a sua vez e vá sozinho ao seu destino.
O seminário foi muito legal. O problema é que só tem um telefone público em toda a ANU. Só descobri isso depois de ter andado um bocado e de ter me perdido mais um outro bocado, mesmo com o mapa do campus nas mãos. Quando cheguei no único orelhão da ANU, coloquei a única moeda que eu tinha, de A$2.00 e o %#$^%$@#^%$@ engoliu a derradeira sem nem pestanejar. Quando olhei do lado tinha um telefone dizendo assim:
"Ligações gratuitas para taxi"
Liguei, falei com a máquina de atender telefone da companhia de taxi e fui direto pro aeroporto. Cheguei em Armidale as 8:00 da noite.

2 comentários:

igordutra disse...

quanto custou afinal a viagem do taxi vc pagou por todo mundo ou so pagou pelo eu trecho?

Leo Dutra disse...

A primeira viagem foi A$14.00, a segunda foi A$17.00 e a minha foi A$20.00. OU seja, o taxista ganhou A$51.00 numa corrida de A$20.00. Só tem esperto...