19 janeiro, 2006

Mais um pouco sobre Atauro


Vila, a primeira vila de Atauro. É a única vila predominantemente católica. As outras 4 são protestantes. Em vila tem um padre que morou 25 anos no Brasil e um pastor da Assembléia de Deus da Amazônia.

Estávamos aqui lembrando das histórias de Atauro para pubilcá-las aqui no blog. Atauro tem cerca de 20km de extensão por 8km de largura, é uma ilha pequena mas montanhosas. O pico mais alto tem 1000m de altura e se chama Manu Coco. Manu significa 'Ave', por isso os timorenses preferem chamar Manu de Nela.

Em Atauro existem 3 grupos de língua distintos distribuídos em 5 sedes administrativas e 20 vilarejos. As línguas são tão diferentes que eles não conseguem se comunicar entre si, usando o tétun para isso. Se fala uma língua nas montanhas, uma língua na parte norte e outra língua na parte sul da ilha. As vilas são distantes cerca de 6km uma da outra e é difícil pra gente conseguir entender o por que disso.

Existe uma lenda local sobre a origem desses 3 grupos diferentes. No passado só exisitia o pico do Manu Coco, o resto das terras estavam submersas. Existiam 3 irmãos que subiram o Manu Coco, cada um com uma flecha. Cada um teve uma tentativa para lançar as flechas e onde elas caíssem a terra seria erguida do mar. E foi assim que a ilha surgiu com os três diferentes grupos. Toda essa história é ainda mais interessante quando a gente descobre que a ilha foi realmente submersa um dia. Em toda a ilha é possível encontrar fósseis de corais e conchas em quase todos os lugares. Fomos em um terraço a cerca de 50m de altura onde vimos um recife de coral fóssil. Andamos pesquisando um pouco sobre a geologia dos recifes do timor Leste e achamos que esses recifes tem cerca de 100.000 anos e foram soerguidos a uma velocidade de cerca de 0,5m/1000 anos em média.


Foto do fóssil de coral

2 comentários:

Anônimo disse...

Leo e Manu,

Vejo que voces realmente se entusiasmaram por Atauro. Talvez a simplicidade do local e a sua historia tenham motivado tudo isso.
Some-se a tudo isso que ai foi o lugar onde voces finalmente puderam passar a lua de mel, e ai talvez tenha sido o grande fato que por si so explica tudo.

Beijos,

Marconi

igordutra disse...

poliqueta, como é feito o calculo daidade dos coras fosseis e a velocidade que eles foram saindo da agua?