10 setembro, 2006

Em busca das orgiens: Toussaint Gurgel

Hoje apareceu aqui um amigo da gente que nos contou que alguem havia publicado um livro sobre o seu avô. E que seu avô era uma pessoa normal sem ter feito grandes realizações e ele nao sabia o por quê de alguém ter escrito um livro sobre ele.

Enfim, estava aqui no computador e resolvi colocar o nome de um dos meus avós: Vicente de Paula Gurgel Dutra pra ver o que acontecia. Vai que de repente algum de seus pacientes (ele é dentista) havia publicado um livro sobre ele também. Nao achei o livro, mas sim uma árvore genealógica da família Gurgel e, consequentemente, de uma parte da família Dutra. Nós, os 'Gurgel', somos descendentes de Toussaint Gurgel (francês, filho de mãe francesa e pai alemão). Mais ainda, o seu 11o pentaneto, Jose Gurgel do Amaral Filho foi (ou é) conhecido como o patriarca de Aracati.

Bom, a história toda da familia é bastante interessante e vou tentar colocar um pouquinho dela por aqui, mas o mais legal mesmo é saber que sou descendente do renomado oftalmologista José Cardoso Moura Brasil. Isso mesmo, o sujeito que deve ter inventado o colírio 'Moura Brasil'.

Vou colocar aqui só o inicio da história da família Gurgel no Ceará (conseguida no site da Acao Social de Parangaba, Fortaleza - Ceará:

LUIZA GURGEL do AMARAL - npv 1832, na Fazenda porteiras - Aracati- CE., f. em26. 03.1882 - Descendente de José Gurgel do Amaral Filho e de Quitéria Ferreira de Barros. Casada em 31.08.1848 com s/primo José Carlos da Costa Nogueira (n.1830, filho de Antônio Ferreira de Moura e Maria Joaquina do Nascimento). Era proprietário do "Sítio Glória" no Cumbe. Sobrinho de Maria Tereza de Moura, mãe do renomado oftalmologista Dr. José Cardoso de Moura Brasil. Seu nome foi escolha de s/avó Cosma Nunes Nogueira que desejava perpetuar sua varonia. Faleceu em 18.11.1881. Pais de:
F. 1 - ANTÔNIO GURGEL DA COSTA NOGUEIRA, n.25.03.1849, Aracati-CE. Diplomado pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro, turma 1882 - Rio. Após formado regressou à sua cidade natal, onde se casou com sua prima Maria. Gurgel Valente (bloco 6), em 1887. Concebeu a fábrica de tecidos daquela cidade, ainda existente, atestando seu merecimento; era proprietário do Sítio Bouqueval


Tio Marcelo, acho que voce ja deve conhecer essa historia toda e deve ate conhecer o Padre Antonio Nunes Gurgel, que criou a entidade social, onde pode ser visualizada uma arvore genealogica dos Dutra.

Se alguém quiser colírio de graca, agora sabem pra quem pedir!

3 comentários:

Anônimo disse...

Leo,

Muito boa essa sua descoberta genealogica.
Acho que seu tio Marcelo deveria nomea-lo com assistente ou consultor para concluir o livro da nossa geracao.

Marconi

Roberto Nogueira disse...

Sou neto de Antônio Gurgel da Costa Nogueira, nascido em Aracati-CE, em 17/02/1902,que se casou com Luíza Amélia da Frota Nogueira, nascida em Manaus-AM, em 22/12/1913. O Antonio Gurgel do qual você fala, deve ser meu bisavô, que era médico,papai tem o diploma, mas preciso checar as informações com ele.
Se precisar de mais informações, poste uma mensagem neste site.

Roberto Nogueira
28/07/2010

Leo Dutra disse...

Oi Roberto,
muito obrigado pelas informações. Quem organiza a genealogia da família Gurgel é o Agnor Gurgel, que mora em Fortaleza. Eu peguei a informação no site da Ação Social de Parangaba, onde ele armazena todas as informações. No site da Ação Social você encontra os contato do Agnor.
Um abraço,
Leo