06 dezembro, 2006

(Mais um) Golpe de Estado em Fiji

Desde a semana passada Fiji está passando por um golpe militar, o quarto em 20 anos, sendo o último em 2000. Na terça-feira o líder do golpe, Comodoro Frank Bainimarama, deu um ultiamto ao primeiro-ministro exigindo que ele pedisse demissão. O ultimato não foi cumprido e os militares tomaram o poder no domingo. As razões para o golpe apontadas pelo Comodoro Bainimarama são de que o primeiro ministro está envolvido em esquemas de corrupção e conduz o país com práticas de governo inadequadas.

Sempre quis ir em Fiji. Manu e eu quae fomos pra lá na nossa lua-de-mel, mas acabamos optando pelo Timor-Leste. Mais recentemente submeti um trabalho para ser apresentado numa conferência em Suva (Fiji) que foi aceito no International Pacific Marine Educators Conference entres os dias 15 e 19 de Janeiro de 2007. Recebi também um financiamento para a viagem e já estava empolgado começando a organizar o roteiro.

Hoje eu recebi um email da comissão organizadora mudando o local da conferência. Estou aguardando agora para saber se ainda vou ter o financiamento para a nova viagem. Enquanto isso, em Suva, a situação está um pouco tensa. Hoje falei com um colega da gente que é de lá e ele falou que está tudo relativamente tranquilo e sem violência. Não há toque de recolher e o comodoro estabeleceu que é pra todo mundo levar suas vidas normalmente.

Um comentário:

igordutra disse...

a conferencia mudoupara que pais? vc é amigo do comodoro?