06 dezembro, 2006

Seda, musseline, cravo, canela e pimenta do reino...

... foram os principais motivos que levaram os conquistadores dos séculos XV e XVI a se aventurarem num mundo que era plano. Tudo porque os turcos (os maiorais da época)conquistaram maior parte do Leste Europeu, incluindo os portos do Mediterrâneo que escoavam os produtos Orientais para Gênova e Veneza e dai pros outros centros Europeus.

Estou lendo um livro bastante interessante sobre a viagem do Endeavour, o barco comandado pelo Capitão Cook, que descobriu a costa Leste Australiana, apossando a 'Nova Holanda' (Austrália) para a coroa Inglesa em 1769. Olhem que interessante este trecho do "The Voyage of the Endeavour" de G. Arnold Wood:

"There were certain good things that came from Asia, and only from Asia, which every lady and every gentleman must have. Ladies and gentlemen cannot live as ladies and gentlemen ought to live, unless they have muslins (musselines) and silks and jewels and spices; and muslins and silks and jewels and spices came from Asia, and from nowhere eles."

Ah, é bom dizer aqui que Portugueses, Espanhóis e Holandeses já desconfiavam da existência da Austrália. Os últimos chegaram inclusive a mapear trechos das costas norte, oeste e sul, 'descobrindo' a Tasmânia e a Nova Zelândia. No oeste da Austrália tem, inclusve, um recife chamado Abrolhos, exatamente o mesmo nome dos nossos recifes do Sul da Bahia. Isso porque a expedição Holandesa (ou seria Espanhola?) que mapeou parte do Oeste da Austrália possuia um piloto portugues chamado Joaquim (ou seria Manoel?).

Pena que o glamour do final da Idade Média com seus Tecidos e Especiarias acabou. O Petroléo de hoje em dia não tem o mesmo charme!

Um comentário:

Anônimo disse...

Rapaz; Vcs não precisam nem aparecer por aqui para chover e fazer frio..., só foi escrever no blog. Depois de 41.8 no sabado estamos com 12 graus hj.. ve se pode!! Continuem escrevendo que a terrinha aqui precisa de chuva.
abraços