01 abril, 2007

Semana em Coffs Harbour

Semana passada fomos pra Coffs Harbour. Fui ajudar uma amiga a contar recrutas de corais em azulejos. Sei que soa bastante engraçado o coral ter um recruta. Na verdade o coral tem uma larva que nada, chamada de plânula. Quando a plânula encontra um substrato adequado ela se fixa e começa a deoistar o esquelto carbonático do coral. O que a Cris está fez foi colocar vários tipos diferentes de substratos em diversos ângulos e posições para ver se existe uma preferência da larva para se fixar. Depois que os recrutas assentam e crescem nos azulejos eles podem ser transplantados para um recife para recolonizá-lo.

O trabalho que fui fazer com a Cris foi o de contar os recrutas de corais nos azulejos. Acho que fizemos uns 48 azulejos em dois dias. Acho que ela ainda tem mais algumas centenas para fazer. Quando der vamos lá de novo... Manu aproveitou e ficou trabalhando so relatórios do trabalho dela. Foi bom porque ela ficou mais sossegada por lá e o trabalho rendeu.

Chegamos na quinta-feira a tempo de nos despedirmos do Benja e da Graciela. Eles voltaram pro México na sexta de manhã deixando saudades. Mas Armidale é assim, um monte de gente chega e um monte de gente vai embora.

Um comentário:

igordutra disse...

A planula é o filhote do coral? Como se chama em inglês? Tinham poliquetas lá?