22 dezembro, 2005

Ultimas de 2005

Sabado estamos indo pra Atauro e ficaremos por la durante uma semana. Atauro eh um ilha que fica na frente de Dili. Ficaremos num eco-lodge, um nome pomposo mas que eh na verdade uma pousada que tem projetos junto a comunidade local. Eh tudo bem simples, parece que instalaram a primeira priovada por la nos ultimos dias. Eles usam biodigestores (usam o coco dos hospedes pra fertilizar o jardim e a horta), usam membros da comunidade para trabalharem com eles, fornecendo alternativas de emprego. O clima de Atauro eh tambem bastante seco e a eletricidade eh restrita. Provavelmente nao teremos telefone por la e com certeza nao teremos internet. Ai vai uma foto da ilha.


A ilha de Atauro vista de Dili

Nessa semana fomos tambem a Sala de Leiura Xanana Gusmao. O Xanana eh o presidente do Timor Leste. A sala eh uma biblioteca pequena, com publicacoes em portugues e tetum, com alguns documentos e fotos e objetos pessoais da vida publica do Presidente, que foi comandante geral das tropas revolucionarias durante as lutas pela independencia.


Leo e Tio Ze na porta da Sala de Leitura

Pai, aqui vai uma foto das ruinas que tem na cidade...

Aqui eh um rua bem movimentada no centro de Dili.

Lembram da chuva que pegamos no domingo? Eh assim que ela chega!

Olhem as chuvas de moncao chegando...

O Timor LEste eh o unico pais do mundo que ainda mantem florestas nativas de Sandalo, apsesar dos portuguese terem explorado essa madeira por quase 400 anos. Tem pes de Sandalo pela cidade e devemos ver as flroestas no ano que vem. Olhem ai uma arvorezinha.


Uma arvore de Sandalo.

Depois de pelo menos um ano sem tomar agua de coco, fizemso a festa com o Chico do Nu (Nu eh coco em tetum). Olhem a cara de felicidade de Manu ai na foto!


Manu com o vendedor de coco.

Feliz Natal e, como dizem os timorenses, boas entradas para todos!

Manu e Leo

8 comentários:

Anônimo disse...

Leo e Manu,

Agora com as copias das certidoes de batismo em maos, voces estao mais tranquilos e realmente o casamento vai acontecer.
Qual e mesmo o dia da cerimonia e que dia voces viajam?

Estamos com saudades

Marconi

Anônimo disse...

Leo e Manu,

Esqueci de comentar que enviei hoje por e.mail fotos do batizado de Leo pra voces mostrarem ao Padre e confirmar a autenticidade da certidao

Marconi

Anônimo disse...

Leo & Manuca,
tudo beleza, né?
Bem, mesmo estando longe saibam que estarei de uma maneira muito especial com vocês, durante o casamento...
Beijos saudosos,
Buia

Anônimo disse...

Leo e Manu,

Estou sempre pensando em voces e lendo as noticias. Como sabia que não iriam ler antes do Natal, só estou escrevendo agora para desejar tudo de bom para voces, que o amor e a cumplicidade permaneçam e que continuem a enxergar a beleza nas coisas mais simples.
É uma pena não conseguirmos nos reunir para este novo casório. Quando voces estão, nós não estamos, mas a vontade supera a distancia.
Continuem felizes.
Amo muito voces.
Tia Ivana

igordutra disse...

E ai, vcs casaram? Feliz ano novo pra vcs! quando vcs voltam?
cheiro da pinta
igor

Anônimo disse...

Leo & Manuca,
e as news?? Como é quê é? Não vai contar não? É mistério, é?
Beijão saudoso,
Buia

Anônimo disse...

Leo e Manu,

Eita vida estressada essa de vcs. Que inveja! Muita paz e felicidade para vcs, em especial, para minha nova prima-cunhada que ainda não conheço pessoalmente.

Beijos...
Walter Cabral

Anônimo disse...

Leo e manu,

É bom que vocês atualizem o blog com as noticias e fotos da viagem e da lua de mel.
Estamos todos curiosos

Marconi